CadSus Web: Login, Acesso e Cadastro

O Cadastramento Único de Saúde – ou CadSUS, como é conhecido popularmente – se trata de uma ferramenta online desenvolvida especialmente para que os profissionais do Sistema Único de Saúde tenham conhecimento e controle de tudo o que está acontecendo e que é relacionado ao SUS. O CadSus Web é uma ferramenta de alta praticidade, pois permite que os profissionais possam realizar buscas a dados de pacientes, hospitais e médicos rapidamente, devido a tecnologia da ferramenta.

Além disso, se houver qualquer mudança relacionada aos dados de pacientes ou de remédios da Farmácia Popular, é possível que o profissional saiba. Novos cadastros, consultas marcadas e/ou desmarcadas também chegam ao conhecimento do profissional através da ferramenta.

CADSUS WEB
CADSUS WEB – Cadastro de usuários o SUS

Como funciona o CadSus Web

O CadSUS foi desenvolvido em duas versões, sendo uma dessas de uso exclusivo para cadastros e a outra de uso exclusivo para a administração do sistema. A versão “CadWEB Login” foi desenvolvida exclusivamente para o cadastro de usuários, consulta de usuários do SUS e também para a alteração de dados dos mesmos. Essa versão permite que os profissionais imprimam uma etiqueta que contenha os dados dos usuários do Sistema Único de Saúde e a colem no Cartão Nacional de Saúde dos mesmos.

👩‍⚕️ Gestores do SUS: Veja como acessar o cadastro do SUS pelo CADWEB SUS.

Como acessar

Já a versão “CadSUS – Administrador” foi desenvolvida exclusivamente para o gerenciamento e a manutenção do sistema. Esta, apenas pode ser acessada por operadores do próprio sistema, ligados a todas as unidades de saúde públicas do Brasil. Porém, antes que qualquer operador pense que pode ter acesso a essa versão do CadSUS, é necessário frisar que eles precisam ter cadastro e credenciamento no sistema.

Além do cadastro e credenciamento, os operadores precisam atender a alguns requisitos para terem acesso as informações do CadSUS – Administrador. Entre esses requisitos, podemos citar que:

  1. É necessário que os operadores possuam o número do Cartão Nacional de Saúde – CNS;
  2. Também é necessário ter o CPF cadastrado no banco de dados do CNS.
  3. Caso sejam fornecidos dados equivocados, os mesmos serão rastreados e o prefeito será notificado do uso indevido do módulo.

CadSUS CNES

Para acessar o CadSUS Web, após o cadastro ser realizado, o operador precisa fornecer alguns dados do seu perfil. Entre esses dados está o CadSUS CNES, que é o número do Cartão SUS, o usuário e a senha. O usuário e a senha fornecidos serão aqueles que o operador registrou no momento que efetuou seu cadastro. Caso se esqueça ou perca qualquer um desses dados, deverá notificar o sistema para que possa alterar os mesmos.

Caso o cidadão esteja já vinculado ao sistema único de saúde e já possua o CNES, poderá imprimir o cartão SUS diretamente do portal do Ministério da Saúde para agendamento de procedimentos, ou utilizar o aplicativo de celular do CADSUS para realizar o agendamento de consultas.

Alguns profissionais não sabem como utilizar o CadWeb SUS corretamente e apresentam algumas dúvidas em relação a ferramenta. Por esses motivos, então, os responsáveis pelo departamento de informática do SUS (DATASUS), desenvolveram um manual online que cita e explica todas as possíveis operações que podem ser realizadas com a ferramenta CadSUS Web. Com o auxilio do manual, qualquer profissional da área da saúde pode aprender como executar funções com a ferramenta, além de tirar todas as dúvidas acerca da mesma.

Caso o profissional ainda tenha dúvidas sobre o CadSUS Web, é recomendado que ele acesse o Manual de Validação de Pré-cadastros no CadSUS Web. Pois o manual fornece todas as explicações de possíveis dúvidas que possam surgir sobre a ferramenta. Você também poderá consultar o CADSUS através do Cartão SUS Digital, o aplicativo do Ministério da Saúde para consulta do cartão SUS através de celulares e dispositivos móveis.