Cartão SUS Digital

O cartão SUS digital já é utilizado a um bom tempo por todos aqueles que contam com o atendimento público de saúde, o cartão facilita o atendimento, agilizando no processo de marcação de consultas de exames, além de possibilitar de maneira mais ágil a consulta básica de diversas informações dos pacientes.

O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) é um aplicativo, e geralmente é realizado pelo o próprio médico que atende o paciente.

Cartão SUS Digital
Cartão SUS Digital

Cartão SUS Digital

Em 2015 com o surgimento do cartão SUS Digital, é possível que o próprio usuário do cartão obtenha informações importantes do seu estado de saúde, tais como todo o histórico de pressão mínima e máxima e taxas de glicemia, por exemplo.

Sendo assim, agora ficou mais prático ter acesso a essas informações, principalmente no mundo de hoje, onde a informação está cada vez mais acessível, sendo assim, o paciente consegue saber de fato qual é o seu real estado de saúde.

Aplicativo cartão SUS Digital
Aplicativo cartão SUS Digital

Como Fazer

Qualquer brasileiro naturalizado ou de nascença pode adquirir ao cartão SUS digital, depois da integração dos sistemas junto à Receita Federal cada cidadão ganhou o seu cartão nacional de saúde.

Para quem quiser adquirir o cartão do SUS é preciso dirigir-se a uma das centrais de atendimento do SUS com os documentos exigidos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • certidão de nascimento/casamento

Pronto, ao solicitar e só aguardar o prazo de envio.

Será entregue ao usuário um cartão provisório até que o oficial chegue no endereço informado no ato do cadastro. Se preferir pode iniciar o processo online através do site www.portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areacadastro.htm, após o preenchimento no portal, basta imprimir o protocolo que foi gerado de inscrição e entregar o mesmo junto com a documentação acima nos centros credenciados.

Como baixar e imprimir o cartão SUS Digital?

O cartão SUS Digital é um aplicativo que pode ser baixado na loja do seu celular, podendo ser acessado de qualquer dispositivo móvel, tais como celular ou tablet.

O aplicativo reúne uma série de benefícios aos usuários da rede pública de saúde, através do aplicativo é possível obter todo o histórico na palma das suas mãos, é possível também consultar por exemplo o histórico dos exames, médicos e medicamentos que foram receitados a você, a plataforma é simples e bem completa. Veja abaixo o passo a passo de como realizar o seu cartão SUS online:

Primeiramente você vai precisar acessar o Portal de Saúde do Cidadão através do www.portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao.

Logo no lado direito da página você consegue visualizar e preencher um cadastro básico de acesso, digite o número do seu cartão SUS e a senha de acesso, em seguida informe os caracteres de segurança, clique em acessar.

imprimir-cartao-sus-online

Se for o seu primeiro acesso ao portal, terá que clicar na opção pré – cadastro, ao acessar o portal restrito ao paciente, clique na opção ‘’ Impressão do Cartão Nacional de Saúde em papel A4.

Após clicar nesta opção, automaticamente será realizado um Download, em seguida você pode realizar a impressão do seu cartão SUS.

O cartão do SUS nada mais é do que a identidade do paciente, é através do mesmo que identifica-se cada cidadão.