Cartão SUS Segunda via

O Cartão do SUS foi criado para facilitar a vida das pessoas. Os motivos para essa afirmação são vários, entre eles se pode citar o atendimento em qualquer unidade de saúde vinculada ao Sistema Único de Saúde e também a facilidade de conseguir uma receita médica caso possua alguma doença específica. Logo na face do cartão do SUS, está presente o número de identificação do paciente no âmbito do SUS. No entanto, muitas pessoas que já possuem o cartão extraviam ou perdem o mesmo e acabam entrando em desespero por não saber o que fazer para recuperá-lo, por isso é fundamental saber como emitir o Cartão SUS Segunda via.

2ª via cartão SUS
Aprenda como solicitar segunda via do cartão SUS sem sair de casa

Porque ter uma segunda via do Cartão SUS?

Portar esse documento sempre é importante, pois pode agilizar algum atendimento de emergência que o usuário possa necessitar. Além disso, a solicitação de uma segunda via é grátis, sendo um procedimento normal em caso de extravio. E você ainda pode usar os dados da sua via do cartão para consultar informações importantes pelo “cartão SUS online“, como histórico de consultas e internações, histórico médico e várias outras informações exclusivas.

Segunda via Cartão SUS

Felizmente, o desespero não é necessário. Isso porque solicitar a segunda via do Cartão do SUS é um processo extremamente fácil. O usuário poderá ir a uma unidade de saúde próxima a ele ou então a secretaria de saúde de seu município. Para solicitar a segunda via da carteirinha do sus, o cidadão deve ter em mãos documentos como a carteira de identidade e o CPF e deverá apenas informar o motivo da solicitação. Na maioria das vezes, as pessoas já recebem o cartão impresso na hora. Quando isso não ocorre, as pessoas recebem o Cartão SUS Segunda VIA apenas alguns dias depois.

Segunda via do Cartão do SUS pela Internet

Outra maneira de solicitar a segunda via do cartão do SUS é através da internet. Algumas pessoas apresentam dúvidas de como realizar esse processo utilizando a internet. O que poucas sabem é que a facilidade e a simplicidade de solicitar o cartão pela internet é a mesma de que solicitá-lo em unidades ou em secretarias de saúde, com o adicional da comodidade e do conforto. Isso porque, desde que tenham acesso a internet em casa, as pessoas que precisam solicitar a segunda via do cartão e irão fazer isso usando a rede, sequer precisam sair de casa.

Como solicitar Cartão SUS Segunda Via pela internet?

Para solicitar a segunda via do Cartão do SUS pela internet, primeiramente, o cidadão deverá acessar o site do Portal do Cidadão e selecionar a opção referente à “Área de Cadastro”. Depois de seguir esses dois passos, será direcionado para uma página onde serão solicitados dados como o nome da pessoa, sua data de nascimento, seu CPF, nome da mãe da pessoa e também o município onde nasceu.

Depois de informar todos os dados solicitados, o cidadão deverá imprimir o protocolo do cartão do SUS. Enquanto o cartão não chega, a pessoa poderá usar o protocolo caso precise de algum atendimento. Para as pessoas que tem urgência em receber a segunda via do cartão do SUS, é recomendado que levem o protocolo até a secretaria de saúde de seu município. É importante frisar que o protocolo tem validade de três meses. Caso passem esses três meses, a pessoa que deseja solicitar a segunda via do cartão do SUS pela internet deverá realizar outra solicitação para receber a mesma.

Portar o Cartão do SUS é algo extremamente importante na vida dos cidadãos brasileiros. Por isso aqueles que extraviaram ou perderam seu cartão devem solicitar a segunda vida do cartão da maneira mais rápida possível.

31 votes, average: 4.29 out of 531 votes, average: 4.29 out of 531 votes, average: 4.29 out of 531 votes, average: 4.29 out of 531 votes, average: 4.29 out of 5 (31 votes, average: 4.29 out of 5, rated)
Loading...