Carteirinha do SUS

Apesar dos muitos problemas evidentes que existem no Sistema único de Saúde, SUS, criado no Brasil pelo Governo Federal para amenizar um pouco a questão da má qualidade da saúde privada e possibilitar um atendimento para as pessoas de baixa renda, ele funciona na grande maioria dos casos.

E um aspecto importante que foi criado pelo SUS, para facilitar ainda mais esse acesso da população de renda mais baixa a uma boa saúde, é a carteirinha do SUS, que faz com que, qualquer pessoa, acessando o site do Ministério da Saúde, consiga saber todos os horários dos exames marcados e assim tenha um planejamento melhor quanto a necessidade de ir ao médico.

Veja também:

O que é a carteirinha do SUS

Quem já está cadastrado no SUS, indo alguma vez para um posto de saúde de bairro ou ainda, qualquer hospital público, deve receber a sua carteirinha do SUS, que é um documento plastificado, que comprova que se é usuário do SUS e libera a marcação de exames e consultas na rede pública. Veja abaixo um exemplo de carteirinha, a qual a sua será muito semelhante.

Carteirinha do SUS
Exemplo de uma Carteirinha do SUS.

Isso é importante, para assim, o Governo ter o controle exato de quantas pessoas se utilizam do SUS e o quanto se deve investir em cada cidade, para tentar manter um atendimento de qualidade e dessa forma, minimizar o sofrimento de quem precisa acessar um servico de saúde e não consegue por falta de espaço nos hospitais.

Como fazer a Carteirinha do SUS

Para quem quiser adquirir o cartão do SUS e ter todas as informações armazenadas nele, como os seus exames já realizados, os tipos de doenças detectadas, qual é o seu tipo sanguíneo e outros dados, os quais, podem ser importantes para detectar uma doença qualquer, pode pedir o cartão SUS em qualquer posto de saúde.

Para isso, é necessário levar até esse local, o seu RG, CPF, comprovante de endereço e por fim sua certidão de nascimento.

Com esses documentos em mãos, será possível solicitar o seu cartão SUS e ter uma facilidade muito maior para marcar exames, consultas ou diagnósticos na rede pública de saúde, o que também facilita para o Governo o controle sobre o número de usuários, os quais, utilizam esse tipo de servico.

imprimir cartão SUS
Você pode imprimir o cartão na sua própria cidade via internet.

Depois de chegar a unidade básica de saúde com todos esses documentos, o funcionário irá analisar a sua solicitação e ver se toda a sua documentação está em ordem e se será liberado o seu cartão SUS.

Se o cadastro for aprovado, o próprio funcionário de um posto de saúde já faz o seu cartão SUS na hora, em poucos minutos será impresso essa ferramenta, que além de facilitar a sua marcação de exames, ainda te dará direito a pedir medicamentos grátis e outros tipos de benefícios que apenas quem possui o cartão SUS tem direito.

Lembrando ainda que a solicitação do cartão SUS é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa que seja maior de idade e que esteja com os documentos regularizados, para assim, poder ter acesso ao serviço público de saúde.