Cirurgia Bariátrica pelo SUS 2024

Para quem teve diagnóstico de obesidade mórbida pelo médico tem direito a cirurgia de redução de estômago, a chamada cirurgia bariátrica, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Se você quer mais detalhes sobre a cirurgia bariátrica pelo sus, confira nossa matéria abaixo.

Isso ocorre porque o paciente que foi diagnosticado com obesidade mórbida corre riscos graves de saúde e por isso tem direito e prioridade para fazer a cirurgia de redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde.

Cirurgia Bariátrica
Cirurgia Bariátrica

O que é a Cirurgia Bariátrica

Para obter um diagnóstico médico para conseguir fazer a cirurgia bariátrica pelo SUS é preciso ter mais de 16 anos e ter uma avaliação médica por um endocrinologista, área específica da saúde que cuida dessa parte de redução de estômago.

Após essa etapa, o médico vai tentar outras formas de emagrecimento antes de aconselhar a cirurgia. A redução de estômago é um caso que fica em última opção, quando o paciente já tentou de todas as formas emagrecer, mas não conseguiu.

Caso o médico avalie que a única opção de emagrecimento é pela cirurgia bariátrica, o profissional entrará com um pedido de autorização da cirurgia pelo SUS e o paciente entrará na fila de espera para conseguir a vaga. Não há um tempo certo para essa espera, o tempo pode ser de meses ou até anos.

Saiba também como fazer o Cartão SUS, para que você tenha direito a ser atendido nessa unidade de saúde.

Quem pode fazer a Cirurgia Bariátrica  pelo SUS?

Somente as pessoas que forem diagnosticadas com obesidade mórbida pode fazer a cirurgia pelo SUS. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, essa classificação de obesidade mórbida é feita através do Índice de Massa Corporal (IMC). É considerado obesidade mórbida quem tem IMC igual ou maior que 40.

Para quem está entre 35 e 40 também pode conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS se comprovar que apresenta problemas de saúde consequentes da obesidade como hipertensão, diabetes, problemas do coração, colesterol alto, entre outros.

A perda de peso acontece porque a cirurgia vai reduzir o estômago do paciente, automaticamente ele vai comer menos e assim vai conseguir emagrecer. Existem mais de um tipo de cirurgia bariátrica, têm as que retiram uma parte do estômago e outras que prendem uma parte do estômago com um anel gástrico. O SUS também oferece a cirurgia plástica gratis após a redução de estômago para retirada do excesso de pele que fica após o emagrecimento.

Para mais detalhes sobre como funciona a cirurgia bariátrica pelo SUS, confira o post do blog do Ministério da Saúde que explica o tema.

Inscrição para Cirurgia de redução de Estômago pelo SUS

A cirurgia bariátrica é feita apenas em momentos extremos, quando não há mais solução para o paciente emagrecer. A cirurgia é feita por questões de saúde e não mais por motivos estéticos.

Inscrição Cirurgia Bariátrica pelo SUS
Inscrição Cirurgia Bariátrica pelo SUS
  • O paciente pode realizar a cirurgia de redução de estômago pelo plano de saúde, caso tenha, ou de graça pelo SUS.
  • O paciente entra na fila de espera para a realização da cirurgia após diagnóstico do médico afirmando que o obeso precisa da cirurgia bariátrica.
  • Após o diagnóstico médico, o paciente entrará na fila de espera e depois será encaminhado a uma clínica de cirurgia bariátrica do SUS para outros procedimentos clínicos e psicoterápicos para a liberação da cirurgia.
  • Como já citado, a fila para conseguir a cirurgia pode demorar alguns meses ou pode demorar anos, contudo vale a pena esperar para ter a saúde de volta.
  • O interessado também pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu Estado para obter mais informações.