Guias

Como fazer o cartão do SUS

Milhares de brasileiros possuem o Cartão Nacional de Saúde mais conhecido como Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), o recurso tem como objetivo criar um histórico de todo o atendimento prestado ao cidadão. Para saber como fazer cartão do SUS, leia o artigo abaixo.

As informações do paciente podem ser acessadas através do portal de saúde do cidadão, que surgiu em 2013, a ideia do cartão SUS é acompanhar todo o histórico de saúde do paciente.

O cartão SUS é uma identificação gratuita, realizada através de um cadastro que identifica a rede de atendimento de saúde. Através do recurso é possível consultar todo o prontuário do paciente, quais os lugares e horários em que foi atendido, serviços prestados e todos os médicos envolvidos na realização do procedimento.

Como fazer cartão do SUS?

  • Onde Fazer – O cadastro e solicitação do cartão SUS pode ser realizado em qualquer posto de saúde, hospitais da rede pública ou em locais definidos pela a secretaria municipal e estadual de saúde.
  • Documentos Necessários – Para realizar a solicitação é necessário estar portando o seu RG, CPF, certidão de nascimento/casamento.
  • Para que serve – O cartão SUS facilita ao usuário no processo de agendamento e marcações de consultas, além de garantir o acesso a medicamentos gratuitos.
Cartão de atendimento pelo SUS
Cartão de atendimento pelo SUS

Como imprimir:

Imprimir em posto de saúde

Feito o cadastro na Secretaria do Município, o cartão será enviado a residência do beneficiário informada no ato do cadastro, até que o definitivo seja emitido, você recebe e utiliza o cartão provisório.

Imprimir pela internet

Outra maneira de obter o seu cartão do SUS é pela a internet, para isto basta:

  • Acesse o portal oficial do cidadão através do www.portaldocidadao.saude.gov.br
  • Informar seus dados seus dados pessoais como CPF, RG, nome completo, data de nascimento e nome da mãe;
  • Ao realizar o preenchimento será emitido um número destinado ao protocolo da solicitação;
  • Você deve levar o protocolo até noventa dias a um posto de atendimento conveniado do SUS para que o funcionário valide as suas informações e dê entrada no processo de confecção do seu cartão;
  • Você pode também imprimir cartão do SUS em casa, entregar o requerimento em uma unidade de saúde, e receber o seu cartão.
Imprimir Cartão SUS Online
 http://www.portaldocidadao.saude.gov.br

Como tirar a segunda Via

Para emitir a segunda via do cartão SUS é necessário

  • Acessar o portal do cidadão através do www.portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao
  • Para ter acesso a área restrita do cidadão é necessário efetuar um cadastro.
  • Ao acessar o portal pela a primeira vez, deve-se utilizar a opção primeiro acesso, para o preenchimento e cadastro de uma senha de acesso.
  • Com o acesso ao portal do cidadão liberado, basta selecionar a opção “imprimir a segunda via do cartão SUS”, o sistema apresenta uma série de informações e histórico de atendimento médico do paciente.

Os usuários que possuem o cartão do SUS tem mais facilidade ao realizar marcações de consultas e exames nos postos de atendimento público de saúde, policlínicas e hospitais que possuem vinculo ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Através do cartão do SUS o atendimento público é garantido, além de conseguir obter todo o histórico de saúde do paciente, o processo de agendamento de exames e marcações de consultas é mais rápido, com a numeração do cartão do SUS é possível identificar quem é o paciente.

Avalie o artigo