Consulta Cartão SUS: Consultar pelo Número ou por CPF

Apresentar o Cartão Nacional de Saúde – ou o Cartão do SUS – torna possível o atendimento do paciente em qualquer unidade de saúde, independente se for pública ou privada, desde que seja vinculada ao Sistema Único de Saúde. Além de atendimento médico, o paciente também pode conseguir receitas médicas para conseguir medicamentos de graça, se tiver alguma doença específica. São diversos os benefícios relacionados à saúde de quem porta o Cartão do SUS. No entanto, inúmeros cidadãos que já possuem o Cartão Nacional da Saúde não sabem como realizar a Consulta Cartão SUS.

Alguns procuram unidades de saúde, outros a secretaria de saúde para buscar informações. O que poucos sabem é que dá para fazer a consulta Cartão SUS, nem precisam sair de casa, desde que tenham acesso à internet.

Consulta Cartão SUS
Consulta Cartão SUS – Aprenda a consultar os dados do seu Cartão SUS

Realizar a consulta Cartão do SUS é muito mais simples do que parece. É possível realizá-la de duas formas através da internet: pelo nome ou pelo número de identificação do Cartão Nacional de Saúde. Para esclarecer da melhor forma possível como se dá a consulta por essas duas formas, falaremos a seguir de cada uma, separadamente.

A consulta Cartão do SUS pela internet é algo muito mais cômodo para a pessoa. Pois, desde que, tenha acesso a internet em casa, não precisa se deslocar a unidades de saúde ou a secretaria de saúde do município.

Veja como funciona:

Consulta Cartão SUS

Caso você já possua cadastro no sistema online do SUS, tem como consultar sobre os procedimentos e seus dados informando o número do cartão e senha de acesso.

Para realizar a consulta Cartão SUS é só seguir os passos abaixo:

Se você não lembrar da senha é possível recupera-la clicando em “Esqueci a senha e desejo recuperar”.

Primeiro Acesso ao Portal

Se você ainda não possui cadastro, poderá realizar o mesmo de forma muito simples.

  • Basta acessar o mesmo site citado acima;
  • Ao invés de realizar o acesso, você deve clicar em “Primeiro Acesso? Clique aqui para instruções”;
  • Nesse momento você deverá informar alguns dados para se cadastrar;
  • Por fim, selecione “Obter Acesso”.

É importante que você escolha um e-mail válido e que tenha acesso. Pois é através do mesmo que o processo de inscrição da senha é realizado.

Como visualizar os dados do cartão pelo seu nome:

Escolhendo esta forma, a pessoa terá permissão para acessar diversas informações referentes ao cartão. O mais interessante de tudo fica aqui, quem ainda não possui o Cartão Nacional de Saúde pode realizar pesquisas sobre requisitos necessários para realizar o pré-cadastro. O cidadão que deseja consultar o Cartão do SUS pelo nome, primeiramente, deverá:

  • Acessar o site do CadWeb SUS;
  • Já no site, deverá selecionar a opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome”.
  • Selecionando a opção, terá de informar o nome completo, o CPF, a data de nascimento e o nome da mãe.
  • Depois de informar esses dados, o recomendado é que confira para ter certeza de que está tudo certo.
  • Caso esteja, basta apenas digitar os caracteres que estão na imagem na lacuna abaixo.
  • Quando todas as lacunas estiverem preenchidas, é só clicar em “Consultar”.

login-sus

No portal da saúde do cidadão (cadweb), você também pode solicitar agendamentos e consultas pelo sus, a até emitir segunda via do cartão SUS, sendo possível imprimir documentos do cartão SUS e apresentando-os em qualquer unidade de atendimento do SUS. Você não paga nada por esse processo.

Consulta Cartão SUS pelo número (CNS, CPF ou DNV)

Nesta forma, o acesso é permitido só para pessoas que possuem o Cartão Nacional de Saúde. Isso porque é solicitada a informação de mais dados pessoais para que a consulta possa ser realizada.

Para consultar o Cartão do SUS informando o número do CNS, CPF ou DNV, o cidadão, primeiramente, deverá:

  • Acessar o site do Portal do Cidadão.
  • Já no site, a opção a ser selecionada deverá ser a que diz “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Número de CNS, CPF ou DNV”.
  • Selecionando a opção, a pessoa terá de informar o número do seu CNS, CPF ou DNV (apenas um deve ser escolhido), o município onde nasceu, o dia do nascimento e os caracteres da imagem acima da lacuna.
  • Depois de ter preenchido todas as lacunas, o cidadão deverá confirmar se as informações fornecidas estão corretas.
  • Caso estiverem, basta clicar em “Consultar”.