Consulta Cartão SUS

Apresentar o Cartão Nacional de Saúde – ou o Cartão do SUS – torna possível o atendimento do paciente em qualquer unidade de saúde, independente se for pública ou privada, desde que seja vinculada ao Sistema Único de Saúde. Além de atendimento médico, o paciente também pode conseguir receitas médicas para conseguir medicamentos de graça, se tiver alguma doença específica. São diversos os benefícios relacionados à saúde de quem porta o Cartão do SUS.No entanto, inúmeros cidadãos que já possuem o Cartão Nacional da Saúde não sabem como consultar seu cartão. Alguns procuram unidades de saúde, outros a secretaria de saúde para buscar informações. O que poucos sabem é que dá para fazer a consulta Cartão SUS, nem precisam sair de casa, desde que tenham acesso à internet.

Consulta Cartão SUS
Consulta Cartão SUS – Aprenda a consultar os dados do seu Cartão SUS

Realizar a consulta Cartão do SUS é muito mais simples do que parece. É possível realizá-la de duas formas através da internet: pelo nome ou pelo número de identificação do Cartão Nacional de Saúde. Para esclarecer da melhor forma possível como se dá a consulta por essas duas formas, falaremos a seguir de cada uma, separadamente.

A consulta Cartão do SUS pela internet é algo muito mais cômodo para a pessoa, pois, desde que, tenha acesso a internet em casa, não precisa se deslocar a unidades de saúde ou a secretaria de saúde do município.

Veja como funciona:

Como visualizar os dados do cartão pelo seu nome:

Escolhendo esta forma, a pessoa terá permissão para acessar diversas informações referentes ao cartão. O mais interessante de tudo fica aqui, quem ainda não possui o Cartão Nacional de Saúde pode realizar pesquisas sobre requisitos necessários para realizar o pré-cadastro. O cidadão que deseja consultar o Cartão do SUS pelo nome, primeiramente, deverá acessar o site do CadWeb SUS. Já no site, deverá selecionar a opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome”.

login-sus

Selecionando a opção, terá de informar o nome completo, o CPF, a data de nascimento e o nome da mãe. Depois de informar esses dados, o recomendado é que confira para ter certeza de que está tudo certo. Caso esteja, basta apenas digitar os caracteres que estão na imagem na lacuna abaixo. Quando todas as lacunas estiverem preenchidas, é só clicar em “Consultar”.

No portal da saúde do cidadão (cadweb), você também pode solicitar agendamentos e consultas pelo sus, a até emitir segunda via do cartão SUS, sendo possível imprimir documentos do cartão SUS e apresentando-os em qualquer unidade de atendimento do SUS. Você não paga nada por esse processo.

Consulta Cartão SUS pelo número (CNS, CPF ou DNV)

Nesta forma, o acesso é permitido só para pessoas que possuem o Cartão Nacional de Saúde. Isso porque é solicitada a informação de mais dados pessoais para que a consulta possa ser realizada.

Para consultar o Cartão do SUS informando o número do CNS, CPF ou DNV, o cidadão, primeiramente, deverá acessar o site do Portal do Cidadão. Já no site, a opção a ser selecionada deverá ser a que diz “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Número de CNS, CPF ou DNV”. Selecionando a opção, a pessoa terá de informar o número do seu CNS, CPF ou DNV (apenas um deve ser escolhido), o município onde nasceu, o dia do nascimento e os caracteres da imagem acima da lacuna. Depois de ter preenchido todas as lacunas, o cidadão deverá confirmar se as informações fornecidas estão corretas. Caso estiverem, basta clicar em “Consultar”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votes, average: 3.83 out of 5)
Loading...