DATAPREV – Extrato Dataprev, Consulta Dataprev, CNIS

O Dataprev para quem não conhece é a empresa pública federal brasileira responsável em administrar e gerir todas as informações financeiras e administrativas e patrimoniais da Previdência Social.

A mesma gerencia todo o sistema de informações do INSS, que foi criado com o auxílio da tecnologia das informações e hoje administra e armazena os dados de diversos cidadãos brasileiros de todo o mundo.

Dataprev Consulta e Extrato
Dataprev – Consulta e Extrato

Extrato Dataprev

Através do extrato do Dataprev os contribuintes conseguem verificar se os seus benefícios estão sendo realizado de maneira correta, a consulta do extrato do Dataprev pode ser feita pela à internet, onde é possível verificar informações do último extrato disponível.

Extrato
Extrato

Essa consulta se você preferir pode ser realizada todos os meses, assim você consegue acompanhar todos os seus lançamentos, o melhor disso tudo é a comodidade. Afinal, você não precisa sair de casa, nem enfrentar as filas gigantescas para obter informações sobre o seu extrato.

Além disso, emitir o extrato online é muito mais rápido do que ir a qualquer agência da Previdência Social.

VEJA TAMBÉM:

Consulta Extrato

Através do site oficial da Previdência Social você consegue realizar a sua consulta gratuitamente www.previdencia.gov.br.

Site da Previdência Social
Site da Previdência Social

Dataprev CNIS

Existe hoje diversas maneiras de obter o extrato do CNIS, as formas mais simples e rápidas são através da Caixa Econômica Federal ou pelo o Banco do Brasil, se você é correntistas desses bancos é possível realizar a consulta tanto pelo o Internet Banking tanto pelo o caixa eletrônico.

Se você for correntista do Banco do Brasil, ao entrar no portal BB, basta selecionar a opção conta corrente, em seguida clique na “guia extratos diversos” e logo após clique na opção “Previdência Social”.

Agora se você for correntista Caixa, entre no site e clique na opção “extrato previdenciário”, que fica disponível na parte menu do cidadão online, logo no lado direito da página principal.

Além das opções acima é possível consultar através do site do INSS (http://www.mtps.gov.br/servicos-do-ministerio/servicos-da-previdencia/outros-servicos-ao-cidadao/extrato-de-contribuicoes-a-previdencia-social), porém através desta consulta você precisará informar o número do seu NIT/PASEP/PIS, além da senha de acesso que é adquirida no próprio INSS, para conseguir ter acesso a essa senha você deve agendar atendimento para atualização de cadastro e senha no próprio sistema.

O CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais e através dele que é alimentado e atualizado todo o banco de dados do INSS, onde a Previdência Social consegue obter todas as suas informações cadastrais.

O objetivo do Governo Federal na época da criação do CNIS foi criar um banco de dados integrado, o mesmo surgiu em 1989.

Inscrições

A inscrição no portal do Dataprev é a possibilidade que o cidadão tem de cadastrar o seu Número do NIT junto ao INSS. Agora os cidadãos brasileiros que já possuem a numeração do NIT/PIS/PASEP não precisam fazer essa inscrição, basta utilizar a numeração junto a Previdência Social.

Sendo assim, se você não possui esse cadastro basta acessar http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/inscricao/, e realizar gratuitamente a sua inscrição no portal oficial da Previdência Social, a partir de um simples preenchimento é possível concluir a sua inscrição com sucesso.

Inscrição
Inscrição