Imprimir Cartão do SUS

O cartão do SUS é um documento muito importante para o controle da saúde do brasileiro: É através deste dispositivo que as pessoas conseguem atendimento em unidades de saúde públicas e/ou privadas. Além disso, pacientes que portam este cartão, também podem conseguir receitas médicas, desde que tenham alguma doença.

Para receber atendimento em unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde, é importante que o paciente esteja portando o cartão do SUS.

Como imprimir o Cartão SUS

Isso porque é por meio do cartão que o profissional da saúde pode identificar o paciente e também verificar o histórico de saúde do mesmo. Caso não tenha o cartão, você pode imprimir cartão do SUS em casa, entregar o requerimento em uma unidade de saúde, e receber o seu cartão.

Como solicitar para Imprimir Cartão do SUS

Existem três formas de fazer o Cartão do SUS:

  • Nas próprias unidades de saúde
  • Na secretaria de saúde do município
  • Através do pré-cadastro via internet
Passo a Passo para impressão do cartão do SUS
Passo a Passo para impressão do cartão do SUS

O pré-cadastro via internet é uma ótima escolha para quem não deseja enfrentar filas e também desfrutar da comodidade, pois pode ser feito sem que o interessado em obter o cartão saia de casa. O cidadão que deseja realizar o pré-cadastro via internet deverá preencher todos os dados solicitados e imprimir o protocolo, para que, em breve, possa receber o cartão.

Como inúmeros cidadãos brasileiros não sabem como funciona o pré-cadastro via internet para receberem o cartão do SUS, abaixo o passo a passo para realizar o mesmo será explicado. Confira:

Imprimir cartão SUS – Cadastro pela internet

  • Para iniciar o pré-cadastro via internet, o interessado, primeiramente, deverá acessar o site do Portal do Cidadão – que é a área do CadSUS Web aberta ao público geral.
  • Já quando estiver no site, deverá a selecionar a opção “Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS”.
  • Depois de selecionada essa opção, o futuro usuário do Sistema Único de Saúde será encaminhado para outra página, onde deverá informar os dados solicitados pelo site.
  • Após informar os dados, é importante que a pessoa confira para ver se está tudo correto.
  • Caso todos os dados informados estejam corretos, basta clicar em “Cadastrar”.

O pré-cadastro então está pronto e a solicitação da carteirinha do SUS será enviada. Agora só falta imprimir o protocolo do pré-cadastro do cartão do SUS. Depois que a pessoa imprimi-lo, deverá se encaminhar a secretaria de saúde de seu município, portando o protocolo e documentos como o a carteira de identidade e o CPF. Isso é recomendado para que a pessoa consiga receber o cartão do SUS o mais rápido possível.

⚠️Fique Atento:⚠️

O protocolo de imprimir cartão do SUS tem validade de três meses. Caso passe esses três meses, a pessoa terá de realizar a solicitação de outro protocolo para que consiga receber o cartão.

Se ocorrer o fato da pessoa preferir outro método de realizar a solicitação do Cartão do SUS, poderá se encaminhar a qualquer unidade de saúde vinculada ao SUS ou também a secretaria de saúde de seu município, ou ainda solicitar o Cartão SUS digital.

14 Comments

  1. Bom dia, eu me chamo Maria Lúcia de Siqueira, e desejo imprimir o cartão do SUS, pois já possuo o mesmo atualizado pela SES.

  2. Boa tarde, sou Lucylane Pires de Almeida
    Gostaria de eu mesma em casa:
    1- atualizar e imprimir meu cartão SUS, pois fui informada que o meu está defasado.
    2-imprimir 2ª via do meu esposo;
    3-Cadastrar e imprimir um para minha filha.

    Estou tendo dificuldade para cadastrar, atualizar e imprimir.

    1. Boa tarde, sou Lucylane Pires de Almeida
      Gostaria de eu mesma imprimir 2ª via do meu filho; em casa:Estou tendo dificuldade para cadastrar, atualizar e imprimir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *