Número Cartão SUS – Consulta, Onde encontrar, para que serve

O Sistema Único de Saúde, conhecido no Brasil inteiro como SUS, Solução do Governo Federal para universalizar o atendimento da saúde, e grande parte desse avanço se deve ao número cartão SUS, que facilita a marcação de consultas médicas pelo sistema único de saúde, além de unificar as informações acerca dos pacientes, criando uma verdadeira base de dados da saúde nacional. Você sabia que é possível consultar seus procedimentos médicos através do Número do Cartão SUS? Confira a seguir.

Número Cartão SUS
Número Cartão SUS

Para que serve o Número cartão SUS

O Número do cartão SUS é uma identificação que o próprio Ministério da Saúde dá aos usuários desse Sistema, para um melhor controle e checagem dos procedimentos realizados. Assim, pode-se conferir quantas cirurgias foram feitas em um determinado hospital público, o quanto de exames que foi realizado em um pronto socorro e a média de pacientes de uma UTI.

Essa numeração é feita em conjunto entre as três partes envolvidas em um processo de saúde, quanto os médicos, quanto os hospitais e também os pacientes, tudo isso informatizada e disponível para consulta.

Dessa forma, o Governo consegue organizar melhor os milhares de pacientes que há em um determinado local, mantendo assim uma ordem e um investimento de dinheiro necessário, para que o SUS seja melhorado e aperfeiçoado.

Essa consulta do número do cartão SUS pode ser feita de uma maneira totalmente online, deixando-a bem pratica a e acessível para a população. Para quem não possui internet, ela também pode ser feita indo até uma secretária de saúde local, assim, ninguém sairá prejudicado e não saberá quando serão as próximas consultas e exames.

Quantos números têm o cartão SUS?

O cartão SUS está composto por diversas dados do paciente, como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Número do cartão.

São 15 algarismos que compõe o número de identificação do SUS.

Todos os números do Cartão Cidadão são válidos?

Sim! Todos os número são válidos, no entanto, aqueles que iniciam com 7 são considerados definitivos, com melhor qualidade cadastral. Já o número 8 é considerado o com menos qualidade cadastral. É possível que o cartão nacional de saúde inicie com os número 7, 9, 1, 2 e 8.

Quando o número do seu cartão tiver início com 1, 2 ou 8, o recomendado é que seja feita a atualização do CNS. Para isso, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou Unidade Básica de Saúde e faça o recadastramento.

Entenda os números:

  • 1 e 2 – Número de cartões que foram criados no início do Projeto Cartão Nacional de Saúde.
  • 7 – Criado pelo Datasus, sendo associado ao CPF de cada usuário.
  • 8 e 9 – Criados remotamente nos municípios de forma manual e encaminhados ao Ministério da Saúde através do telefone.

Consulta Número Cartão SUS

Existe maneiras de uma pessoa consultar o seu número do cartão SUS e dessa forma ver todos os procedimentos marcados dentro de uma unidade pública de saúde. A primeira maneira é acessando o site do Portal Cidadão, do Ministério da Saúde, e preencher os campos solicitados com os seus dados, como o número do CPF, o município de nascimento e o também o ano de nascimento.

Com essas três informações, o próprio sistema já conecta as suas informações e dessa maneira, se consegue saber tudo o que deve ser feito e todos os exames agendados, assim, pode-se planejar melhor o tempo do atendimento e a maneira de como irá chegar até um determinando local específico de um hospital.

Outra forma de consultar o número do cartão SUS é indo até a secretária de saúde mais próxima e verificando essas informações, como o número do cartão SUS e quais as datas das próximas consultas, exames e até mesmo operações a serem realizadas no sistema público de saúde.

Como consultar o número do cartão do SUS pela internet por CPF?

É possível que você esquece o número do seu cartão SUS, ou não esteja com o cartão em mãos, mas, é possível consulta-lo através da internet de forma fácil.

O Portal MeudigiSUS do Ministério da Saúde disponibiliza essa consulta através do seu site. Para consultar siga o seguinte passo a passo:

Cadastro MeudigiSUS

O primeiro passo é realizar o cadastro do portal, para isso você deve:

  • Acessar o site, clicando aqui;
  • Preencha todos os dados solicitados, como CPF, nome, e-mail e telefone;
  • Selecione a caixa “não sou um robô”;
  • Clique em “continuar”;

  • Na próxima etapa, o sistema irá fazer algumas perguntas, como nome da mãe, data de nascimento, entre outra. Será preciso que você confirme a resposta correta.

  • Agora, você deverá habilitar seu cadastro, isso será feito através de um link enviado para o seu e-mail. Defina sua senha de acesso para concluir o cadastro.
  • Cadastre sua senha, a qual deve possuir no mínimo 9 caracteres, variando entre número e letras.
  • Com o cadastro feito, acesse o site pelo link e informe seu CPF e senha.

  • Ao acessar o sistema, clique em “meu dados”, uma tela será aberta e informará seu CPF, assim como o número do cartão SUS.

Você pode também optar por acessar a opção “minha saúde”, clicar em “meu cartão nacional de saúde”, e então terá acesso ao seu cartão, não somente ao número.

Problemas para consultar o número pelo Portal

Caso você não consiga acessar o número de forma online, pelo portal, a melhor opção é ir até a Secretaria de Saúde mais próxima com seus documentos pessoais e comprovante de residência e solicitar informações do seu cartão.

Onde encontrar o número do Cartão SUS?

O número do cartão SUS está impresso no próprio cartão, e pode ser usado para realizar consultas de procedimentos médicos e marcações de horários pelo SUS. Nem todos os usuários, porém, recebem o cartão fisicamente: Muita gente é cadastrada no SUS, mas não recebe o cartão propriamente dito, então nesses casos, é possível realizar a consulta desses procedimentos através do site do portal Cidadão com seus dados pessoais sem o cartão sus, no formulário acima.

Uma vez que o usuário tenha preenchido o cadastro, será levado ao painel do cartão SUS, onde poderá, então, consultar o número do cartão sus, e até mesmo, imprimir o seu Cartão SUS Online.