Pré Natal pelo SUS

A atitude mais importante a se fazer quando uma mãe está grávida e quer o seu bebê saudável é fazer o seu pré-natal. É de extrema importância fazer o acompanhamento do crescimento do bebê dentro da mãe, acompanhar sua saúde e proteções quanto a gravidez e o bebê. Por isso, explicaremos abaixo como fazer o Pré Natal pelo SUS.

O mais indicado que é, quando a mulher tem o desejo de ser mãe, ela já procure o médico para acompanhá-la desde antes da concepção, para que a gravidez seja segura e planejada. Isso porque a gravidez é algo que mexe muito com o físico da mulher e no emocional do casal, então é necessário um acompanhamento desde antes para que a mulher esteja preparada para a gravidez e o bebê nasça saudável.

Pré Natal pelo SUS
Pré Natal pelo SUS

No entanto, muitas mães questionam: “Quero ter um bebê, mas não tenho condições de pagar caros acompanhamentos médicos e de pré-natal.

Como faço?” A notícia boa é que o SUS, Sistema Único de Saúde do Brasil, concede o pré-natal para a mulher de forma gratuita e com um acompanhamento correto e profissional de médicos preparados!

Se quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o nosso artigo que vamos explicar tudo!

Como Fazer o Pré Natal pelo SUS

É muito importante que a mulher tenha um ou uma obstetra de confiança para levar a gravidez com segurança e saúde. No primeiro momento, a gestante deve procurar a rede pública mais próxima da sua casa e pedir o atendimento.

Pode ser no posto de saúde mais próximo de casa, que a gestante pegará todas as informações necessárias para ter um obstetra de confiança para acompanhar sua gravidez pelo SUS, de forma gratuita.

Como funciona o pré natal do SUS
Como funciona o pré natal do SUS

Como são as Consultas no Pré-Natal SUS?

De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário realizar seis consultas no mínimo, durante o período gestacional e mais uma após o nascimento do bebê.

Além das consultas, outros procedimentos devem constar no cronograma de acompanhamento da gravidez, como exames de imagem e laboratoriais, entre outros.

A frequência na realização das consultas e exames é muito importante, pois é através dos mesmos que a saúde da gestante e seu bebê são asseguradas.

Veja também:

Cronograma de Avaliações do Pré Natal SUS

Desde o primeiro momento em que a mulher resolve ser mãe e engravidar até o fim de sua gravidez e o nascimento do bebê, vários procedimentos, consultas e exames são feitos para a saúde tanto da mãe como do bebê.

Normalmente as consultas acontecem uma vez por mês, para que o médico acompanhe o desenvolvimento da criança, até o sétimo mês de gravidez. A partir daí as consultas começam a acontecer de 15 em 15 dias e no último mês as visitas ao médico começam a ser por semana.

Calendário de consultas do SUS
Calendário de consultas do SUS

Nesse período de consultas, há algumas avaliações que serão feitas:

  • Medir a altura uterina e circunferência abdominal;
  • Verificar inchaço nas pernas e pés;
  • Medição da pressão arterial;
  • Orientação sobre o preparo da amamentação materna;
  • Observar as mamas;
  • Disponibilização de vacinas;
  • Verificação de peso atual;
  • Auscultar batimentos cardíacos do feto;
  • Auscultar os Batimentos cardíacos.

A mulher pode procurar um posto de saúde ou rede pública para marcar a sua primeira consulta pré-natal no SUS e ter o seu acompanhamento de gestação gratuitamente. Vários exames e procedimentos são feitos e um acompanhamento bem de perto da mulher para ver se nenhuma mudança acontece em sua saúde durante a sua gestação.

A pressão da mãe, sua saúde, batimentos cardíacos, exames laboratoriais, exames de imagem, dentre outros procedimentos e consultas devem estar dentro do esperado para que a saúde da mulher e do bebê não sofram qualquer tipo de problema.

Vale lembrar que cada caso é um caso e o médico vai relatar a sua opinião de acordo com seus estudos e experiência. Por isso é importante ir ao posto de saúde o quanto antes e procurar um profissional da saúde para cuidar da melhor maneira possível da paciente e do seu bebê.

Ultrassom Pré-Natal SUS

Outro serviço oferecido pelo SUS é o Ultrassom, o qual tem como função a visualização do feto e do saco gestacional. Por meio do ultrassom do Pré-Natal SUS é possível confirmar a data de gravidez e o dia do parto.

A primeira vez em que o ultrassom é feito é entre a 5ª e 8ª semana de gestação do bebê.

Quantos ultrassons se faz na gravidez pelo SUS?

É recomendado pela OMS que sejam realizados três ou quatro exames de ultrassom durante o período gestacional, sendo dois no primeiro trimestre e um nos trimestres seguintes.

  • Primeiro ultrassom: O primeiro ultrassom deve ser feito, no início da gravidez, entre a quinta e oitava semana gestacional.
  • Segundo ultrassom: O segundo entre a décima primeira e décima quarta semana.
  • Terceiro ultrassom: O terceiro entre a vigésima e vigésima quarta semana.
  • Quarto ultrassom: O quarto ultrassom entre a vigésima oitava e a trigésima segunda semana. O último ultrassom é feito para analisar o crescimento do bebê, seu peso e o funcionamento e localização da placenta.

Todos os exames ultrassônicos são para verificar algo específico do bebê durante o período gestacional.

Vacinas e Exames Durante o Pré-Natal SUS

Entre os exames realizados no pré-natal SUS, estão os seguintes:

  • Teste de Coombs;
  • HIV;
  • Vários exames de sangue, um deles para determinar o tipo sanguíneo da gestante;
  • Ultrassonografia morfológico;
  • Ultrassonografia transvaginal;
  • Exame de fezes;
  • Exame de urina;
  • Ultrassonografia do terceiro trimestre;
  • Ultrassonografia do útero;
  • Translucência Nucal;
  • Batimentos cardíacos do bebê;
  • Triagem de diabetes gestacional;
  • Entre outros.

Além de exames, a gestante ainda precisa realizar vacinas, que irão garantir a sua saúde, assim como a do bebê. Entre as principais vacinas realizadas pelo SUS, se encontram:

  • DTPA (Tríplice bacteriana);
  • Hepatite B;
  • Influenza (Anti-Gripe).

Parto pelo SUS

Se você está grávida deve iniciar o pré-natal, para assim, entender todo o procedimento do parto e garantir a saúde da sua gestação. É no momento do pré-natal SUS que a gestante realizada consultas e exames, e descobrirá então se o parto será cesariano ou natural.

Tem como fazer partos cirúrgicos (cesarianas) pelo SUS?

Por meio do SUS é possível realizar o parto normal e também o cesariano. Mas, para isso é preciso fazer o acompanhamento pré-natal com o médico, que irá definir o seu parto.

O parto cesariano envolve mais riscos que o parto normal, pois a recuperação é muito mais complicada e demorada.

O que é o Parto Humanizado SUS?

O parto humanizado é um novo pensamento utilizado para se referir ao nascimento de um bebê que funciona conforme conceita da humanização do parto.

Entre os principais conceitos desse tipo de parto, está as escolhas da mulher, tratando a situação não somente como um evento médico, mas sim, social, familiar e espiritual.

Nesse caso, o nascimento deve ser realizado de forma natural, sem precisar de interferências médicas sem justificativa.

De acordo com a OMS, esse tipo de parto, deve respeitar o processo natural, sem colocar a mãe e o bebê em risco.

Segundo o Ministério da Saúde o parto humanizado deve ser em um ambiente acolhedor, sendo necessário que os profissionais da saúde que fizerem parte deste momento tenham atitudes éticas e solidárias.

No ano de 2000, foi criado um guia com orientações para que o parto humanizado seja uma boa experiência, esse guia foi atualizado recentemente.

As informações contidas nele são referentes as práticas recomendadas e as que não devem ser feitas, assim como situações específicas, que é o caso de pré-natal, parto e cuidados após o nascimento.

Como Fazer o Cartão SUS?

Para poder realizar o pré-natal SUS é preciso que você esteja inserido no Sistema Único de Saúde. E quando você faz parte do mesmo, tem acesso ao Cartão SUS.

Sendo assim, para ter direito a todos procedimentos gratuitos de saúde é preciso ter este cartão. Esse é um processo simples, basta seguir os seguintes passos:

  • Ir até uma unidade de saúde próxima a sua residência;
  • Com todos documentos em mãos;
  • Ao chegar lá, solicite o cadastro SUS.

Ainda é possível realizar o pré-cadastro pela internet. No entanto, após isso será necessário se dirigir a unidade física para concluir o cadastro e receber o cartão do SUS.