Pré Natal SUS 2018: Como fazer pré natal pelo SUS

Pré Natal SUS – A atitude mais importante a se fazer quando uma mãe está grávida e quer o seu bebê saudável é fazer o seu pré-natal. É de extrema importância fazer o acompanhamento do crescimento do bebê dentro da mãe, acompanhar sua saúde e proteções quanto a gravidez e o bebê. Por isso, explicaremos abaixo como fazer o Pré Natal pelo SUS.

O mais indicado que é, quando a mulher tem o desejo de ser mãe, ela já procure o médico para acompanhá-la desde antes da concepção, para que a gravidez seja segura e planejada. Isso porque a gravidez é algo que mexe muito com o físico da mulher e no emocional do casal, então é necessário um acompanhamento desde antes para que a mulher esteja preparada para a gravidez e o bebê nasça saudável.

Pré Natal pelo SUS
Pré Natal pelo SUS

No entanto, muitas mães questionam: “Quero ter um bebê, mas não tenho condições de pagar caros acompanhamentos médicos e de pré-natal.

Como faço?” A notícia boa é que o SUS, Sistema Único de Saúde do Brasil, concede o pré-natal para a mulher de forma gratuita e com um acompanhamento correto e profissional de médicos preparados!

Se quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o nosso artigo que vamos explicar tudo!


Como Fazer o Pré Natal pelo SUS

É muito importante que a mulher tenha um ou uma obstetra de confiança para levar a gravidez com segurança e saúde. No primeiro momento, a gestante deve procurar a rede pública mais próxima da sua casa e pedir o atendimento.

Pode ser no posto de saúde mais próximo de casa, que a gestante pegará todas as informações necessárias para ter um obstetra de confiança para acompanhar sua gravidez pelo SUS, de forma gratuita.

Como funciona o pré natal do SUS
Como funciona o pré natal do SUS

Veja também:


Cronograma de Avaliações do Pré Natal SUS

Desde o primeiro momento em que a mulher resolve ser mãe e engravidar até o fim de sua gravidez e o nascimento do bebê, vários procedimentos, consultas e exames são feitos para a saúde tanto da mãe como do bebê.

Normalmente as consultas acontecem uma vez por mês, para que o médico acompanhe o desenvolvimento da criança, até o sétimo mês de gravidez. A partir daí as consultas começam a acontecer de 15 em 15 dias e no último mês as visitas ao médico começam a ser por semana.

Calendário de consultas do SUS
Calendário de consultas do SUS

A mulher pode procurar um posto de saúde ou rede pública para marcar a sua primeira consulta pré-natal no SUS e ter o seu acompanhamento de gestação gratuitamente. Vários exames e procedimentos são feitos e um acompanhamento bem de perto da mulher para ver se nenhuma mudança acontece em sua saúde durante a sua gestação.

A pressão da mãe, sua saúde, batimentos cardíacos, exames laboratoriais, exames de imagem, dentre outros procedimentos e consultas devem estar dentro do esperado para que a saúde da mulher e do bebê não sofram qualquer tipo de problema.

Vale lembrar que cada caso é um caso e o médico vai relatar a sua opinião de acordo com seus estudos e experiência. Por isso é importante ir ao posto de saúde o quanto antes e procurar um profissional da saúde para cuidar da melhor maneira possível da paciente e do seu bebê.

1 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 51 vote, average: 5.00 out of 5 (1 votes, average: 5.00 out of 5, rated)
Loading...