Sigus

O SUS, Sistema único de Saúde, é uns dos mais importantes programas que há dentro do Governo Federal Brasileiro, já que ele garante com que milhões de pessoas, as quais, não tem condições de arcar com o sistema pago de saúde, tenham consultas e tomem seus medicamentos, com certa qualidade. Pensando nisso, o Estado do Rio Grande do Norte criou em 2014 o famoso, SIGUSSistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS, que nada mais é do que uma plataforma, na qual, os gestores de todo o Estado, ou seja, Governador e prefeitos, possam saber exatamente quantos pacientes há em uma determinada cidade e o quanto de dinheiro será necessário investir para dar conta de toda essa demanda.

SIGUS APAC Login
SIGUS APAC Login

Como cada Estado tem o seu próprio controle de como irá aplicar as rendas recebidas pelo Governo Federal para o Sus, é necessário ter um sistema de gestão que funcione de formas inteligente, qual, tenha capacidade suficiente para conseguir dar conta de tanta demanda e de tanto dinheiro que passa pelo SUS.

SIGUS Apac

O Sigus APAC é o módulo do sistema que regula a liberação de Agendamento de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC). Esse módulo do sistema somente está  liberado para funcionários credenciados ao sistema único de saúde, e é terminantemente proibido o compartilhamento da senha de acesso do sistema para evitar fraudes no atendimento do SUS.

O login no sistema SIGUS APAC pode ser feito através do link abaixo:

>> Acesse o site SIGUS APAC <<

Como funciona o SIGUS

O modo de funcionamento do SIGUS é muito simples, já que apesar da sua grande complexidade, ele foi criado para que os governantes conseguissem tirar o máximo do potencial do Cartão Sus, por isso, ele teria que ser de fácil entendimento e também de prática manutenção.

Assim, o SIGUS tem como método uma plataforma online, na qual, todos os participantes conseguem visualizar diversas informações como número de pacientes internados, quantidade de médicos trabalhando, valor gasto de dinheiro em cada cidade, dentre tantas outras.

Com tudo isso em mãos, o gestor consegue ter uma noção melhor de como administrar o dinheiro recebido do Governo Federal e assim ter uma maior efetividade em suas ações, principalmente no que se refere ao atendimento dos cidadãos que utilizam esse tipo de sistema.

Fique por dentro do Sistema Único de Saúde:

  • Veja como fazer a sua inscrição no CadWeb SUS e inscreva-se já no Sistema único de Saúde;
  • Veja como solicitar a sua carteirinha do SUS para procedimentos pelo Sistema único de Saúde;
  • Veja como imprimir o cartão SUS e veja como ter aceso a sua cópia do cartão;
  • Saiba como acessar o Sigtap SUS e confira como conferir a tabela unificada de procedimentos do SUS.

Objetivos do SIGUS

Outro ponto importante é que o SIGUS impende a corrupção do sistema de saúde, já que todos conseguem visualizar o quanto foi gasto em cada hospital. Com isso, caso seja necessário, o próprio Ministério Público pode entrar com uma investigação contra um possível prefeito, o qual, tenha feito mau uso das verbas públicas.

Outra vantagem que o sistema apresenta, é quanto ao melhor custo benefício dos pacientes, com os médicos. Sabendo onde investir e o quanto investir, a contratação de médicos será mais precisa e com isso, os setores com menor investimento na saúde do Rio Grande do Norte, começarão aos poucos a terem melhores resultados, nos mais diversos âmbitos.

Por fim, uma última vantagem da aplicação do sistema para um melhor controle do dinheiro e do próprio SUS, é a melhora da saúde pública do município, o que faz com que sobre mais dinheiro para a prefeitura investir em outros problemas que a cidade venha a ter e o mais importante, oferece uma melhor qualidade de vida a todos os habitantes de um determinado município, que utilizam sistematicamente do Login CADWEB do SUS