SUS Fácil 2024: O que é e como funciona!

SUS Fácil é um software de Regulação Assistencial que visa melhorar o atendimento de saúde prestado a população de Minas Gerais. O programa é de coparticipação do governo do Estado de Minas Gerais juntamente com o governo federal e faz uma integração das unidades administrativas e executoras de serviços de saúde no Estado. Para entender melhor como funciona o SUS Fácil 2024, confira o texto abaixo.

O programa visa agilizar o atendimento de serviços hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade, além de procedimentos de urgência e emergência do SUS de Minas Gerais. O sistema integra e gere os municípios considerados polos regionais do Estado, que são divididos em 12 macrorregiões.

SUSFácil MG
SUSFácil MG

Os médicos que fazem parte do SUS Fácil estão trabalhando 24 horas por dia e sete dias por semana, sem intervalo para acelerar os procedimentos médicos e hospitalares em que muitos mineiros estão na fila de espera e necessitam tanto.

O SUS Fácil dividiu a sua ação entre várias regiões importantes de Minas Gerais e que tanto necessitam de um atendimento mais ágil a problemas de saúde da população. As estruturas operacionais foram divididas em locais em que a demanda existe e que necessita de uma resposta mais rápida.

Confira mais sobre o Sistema único de Saúde:

Como funciona o aplicativo SUS Fácil

Quem está responsável pela implementação do SUS Fácil pelo Estado é o Instituto Brasileiro de Qualidade e Gestão Pública, que até disponibilizou uma página eletrônica http://portalmg.susfacil.org.br para reunir todas as informações necessárias sobre o programa.

O site também contém serviços auxiliares de saúde como consulta de cadastro das unidades operacionais, arquivos e documentos, com a coordenação da Superintendência de Regulação do SUS Fácil.

Como Funciona o SUS Fácil
Como Funciona

Como Funciona:

  • O sistema  funciona para dar mais organização e aceleramento dos atendimentos de saúde para a população.
  • Os hospitais integrados ao programa SUS Fácil enviam através do sistema informatizado as informações dos pacientes com diagnósticos, laudos e outras situações clínicas.
  • De acordo com a situação de cada paciente, os médicos integrantes do programa buscam o local hospitalar mais adequado para cada paciente, de acordo com o seu diagnóstico.
  • Os médicos também levam em conta a localização do paciente e busca de um hospital mais próximo com disponibilidade de vaga e com a capacidade técnica e profissional para o seu caso.

SUS Fácil Eletivo

O governo de Minas Gerais também criou o cadastramento para fila de cirurgias eletivas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através do SUS Fácil registra as informações coletadas para a solicitação da cirurgia, como a cirurgia bariátrica.

O programa criou uma gestão para as filas de saúde, com uma nova funcionalidade: informatização, organização e celeridade.

O sistema do projeto tornou de conhecimento dos gestores as demandas e necessidades da população, podendo assim planejar melhor o atendimento.

Sus Fácil Eletivo
Sus Fácil Eletivo

Os pacientes que se encontram em quadros clínicos mais graves e críticos têm prioridade máxima. Mesmo não tendo acesso a vagas no SUS, o Estado de Minas Gerais comprou leitos da rede particular de saúde para não deixar de atender os pacientes.

Qual é o telefone de contato do SUSFácil?

O paciente ou familiar que desejar falar com a central de atendimento pode entrar em contato:

  • Pelo telefone da Central de Regulação da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais no (31) 3916-0713(31) 3915-9966
  • Pelo e-mail [email protected].