CADWEB Login: Como acessar o portal do SUS

O CADWEB é o sistema online integrado com o histórico médico de pacientes do sistema único de saúde (SUS), criado pelo Ministério da Saúde. Através do login CADWEB, os pacientes podem marcar consultas pela internet, além de receber avisos sobre documentos e reagendamentos. Já os profissionais da saúde têm acesso a todo histórico médico do paciente através do Cadweb Login. Se você quer aprender como utilizar esse sistema, acompanhe esse artigo, que elucida os principais pontos sobre como acessar o Cadweb.

CadSUS Web
CadSUS Web – Cadastro de usuários o SUS

O portal CadWeb, criado pelo Governo Federal no ano de 2005, para armazenar informações importantes sobre o histórico de saúde que cada pessoa da população brasileira. Nesse post, ensinaremos você como fazer login no portal Cadweb do SUS, e tudo o que você, como paciente, precisa saber sobre esse importante recurso do Ministério da Saúde.

Esse sistema é muito complexo, já que são mais de 80 milhões de usuários do Cartão do Sistema Único de Saúde. Além da utilidade prática para pacientes e profissionais da área, é uma fonte de informação de BigData, que pode ser usada por gestores do MS para prever tendências da saúde no Brasil. e efetuar o gerenciamento mais inteligente dos recursos e da infra-estrutura da rede do SUS.

Esse serviço foi criado para que o atendimento do SUS pudesse ser melhorado, facilitando a vida dos usuários.

O que é o CadWeb

O CadWeb é um sistema onde é possível ter acesso aos serviços do SUS, além de fazer cadastros e também agendamentos. Esse sistema pode ser utilizado de diferentes formas, por diferentes pessoas, confira:

  • Usuários: possui identificação imediata, rapidez no atendimento e marcação de consultas e exames com menos burocracia.
  • Gestores: auxilio na otimização da distribuição de medicamentos adquiridos pelo SUS e também apoio ao planejamento na determinação de prioridades das ações de saúde;
  • Profissionais de saúde: possibilidade de identificação imediata do usuário, maior rapidez e qualidade no atendimento aos pacientes e facilidade na marcação de consultas e exames.

O que é CadWeb

Além de auxiliar os cidadãos informados acima, o sistema ainda possui diversas funcionalidades, confira quais são elas:

  • Permite que instituições que já possuem bases de dados próprias enviem os seus cadastros realizando uma crítica previa, para posteriormente realizar o envio dos cadastros ao DATASUS, por meio de mecanismo de transmissão incorporado a própria aplicação – CADSUS Crítica;
  • Permite a integração a outros sistemas de informação
  • Realiza a impressão do número de identificação provisório no ato do cadastramento pela internet. Sendo utilizado por EAS – Estabelecimento de Saúde, que possuem conectividade com o CadWeb;
  • Captura dados de identificação individual somente de usuários. Sendo utilizado em estabelecimentos de Saúde que realizam Terapias renais substitutivas (TRS) e outros tratamentos contínuos – CADSUS Simplificado;
  • Realiza o cadastramento de indivíduos e domicílios, sendo utilizado em programas de agente comunitários de Saúde e Saúde da Família (PACS, PSF) – CADSUS Municipal (Domiciliar).

Cadastro no CadWeb

Para realizar o cadastro no CadWeb SUS, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Portal do Cidadão → Clicando Aqui;
  • Na página inicial do portal, localize a caixa à direito e cliquem em “Clique aqui para instruções”, conforme imagem acima;
  • Em seguida irá abrir uma nova guia, na mesma será necessário que você informe alguns dados, como:
    • Número do seu cartão
    • Nome completo
    • Data de nascimento
    • CPF
    • Nome da mãe
    • E-mail
    • Confirmação do e-mail

  • Por fim, preenche os caracteres necessários e clique em “Obter Acesso”.

Depois de realizar o cadastro, é necessário que você acesse o seu e-mail, no qual estará disponível um protocolo do Sistema do Portal de Saúde do Cidadão. A mensagem irá informar que você deve comparecer a uma unidade de saúde vinculada ao SUS da sua cidade e validar o seu acesso ao portal.

Você tem o prazo de 90 dias para validar o seu acesso, caso perca essa data deverá realizar um novo cadastro no site. No dia da validação lembre-se de levar junto a você documentos de identificação.

Como Fazer esse Login

Depois de fazer o cadastro no CadSUS Web, preenchendo todas as informações como o seu nome, seu RG, número do CPF, endereço e e-mail, você estará cadastrado no CadWeb e já poderá fazer o login nesse sistema.

Agora para acessar o portal você deve:

Assim você já terá acesso a todas as informações e poderá realizar o que for necessário.

Esqueci minha senha e agora?

Caso não se lembre do usuário e senha, não tem problema, pois, basta:

  • Clicar na opção, “esqueci a senha e desejo recuperar”;
  • Na tela que abrir, digite o número do seu cartão SUS, CPF, nome da mãe e o CAPTCHA;
  • Agora clique em “Recuperar senha” e pronto.

Dessa maneira o próprio sistema vai enviar para o seu e-mail a sua senha, e assim, você conseguirá fazer esse acesso e ter em mãos todas as informações fundamentais sobre a sua saúde e sobre as suas consultas dentro do SUS.

Dessa maneira, você evita perder algo que seja importante e mantém todos os seus dados sempre atualizados, assim, caso algo aconteça, o SUS vai saber onde te encontrar.

Vantagens do Portal de Saúde do Cidadão – CadWeb

No momento que você se cadastra no Portal de Saúde do Cidadão, você tem acesso a diversas vantagens, confira:

  1. Imprimir o Cartão SUS;
  2. Verificar informações de cadastro no portal;
  3. Visualizar o seu cartão através de smartphone (android) ou tablet;
  4. Alterar a senha de acesso no portal;
  5. Consultar o histórico de atendimento na Rede do SUS;
  6. Preencher ou atualizar informações pessoais de saúde (queixa principal, histórico familiar, doenças crônicas, alergias, medicamentos de uso contínuo, tratamentos em curso);
  7. Consultar as unidades de saúde da sua cidade;
  8. Consultar a lista de medicamentos oferecidos pela Farmácia Popular;
  9. Consultar a lista de estabelecimentos conveniados à Rede Farmácia Popular.

Importância do CadWeb Login

Fazer o login nesse sistema tem uma importância enorme, pois, além de manter todos os dados dos usuários do sistema SUS protegidos, já que somente o próprio Governo e o usuário terão acesso a essas informações confidenciais, você permite com que o usuário, em um momento de pressa, seja possível acessar as suas informações da sua casa, sem precisar ir até um centro médico para retirar a sua receita ou fazer qualquer outra atividade que ele necessite para manter a saúde em dia.