SIA / SUS

O SIA SUS também conhecido como Sistema de Informação Ambulatorial foi criado para facilitar diversas questões relacionadas a área da saúde, em especial o atendimento realizado em laboratórios. O serviço chegou para que o governo e o município tenham mais controle das necessidades da população dentro do serviço ambulatorial, por exemplo, com o sistema é possível saber quantas pessoas são atendidas, procedimentos mais realizados, ou especialidades que estão faltando em determinada região.

O SIA SUS existe desde o ano de 1995, e em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais sobre ele.

Como Funciona

O SIA SUS na verdade conversa com o DataSus e para que isso fique mais claro para o leitor é preciso fazer um pequeno resumo.

  • O SIA SUS é o responsável por receber todos os dados relacionados ao ambulatório, bem como o boletim de produção (quantos atendimentos) e as autorizações dos procedimentos considerados mais complexos, chamados APAC
  • O sistema vai consolidar e validar todos esses pagamentos, bem como orçamentos antes de aprovar
  • Os gestões são os responsáveis por enviar de forma mensal o total de cada procedimento realizado dentro de sua gestão, e aí que o DATASUS vai entrar, gerando os arquivos de tabulação com todos esses atendimentos
  • Dessa forma, o DATASUS é o responsável por fornecer todos os valores que vão ser repassados para os gestores responsáveis

Versões do SIA SUS

Foi no mês de Janeiro de 2008 que aconteceu a unificação da chamada “tabelas de procedimento do sistema de informação ambulatorial (SIA SUS) e do Sistema de Informação Hospitalar (SIH / SUS)”.

Dessa forma, a nova versão conta com a integração dos dados em uma única base, facilitando a construção de um sistema que está ligado a informações e atenção à saúde.

Download

Há duas versões disponíveis para que o download do SIA SUS seja realizado. Você pode optar por qualquer uma das duas nos links que vamos fornecer abaixo:

Quando conseguimos visualizar a importância desse sistema e como isso vai auxiliar a saúde da população como um todo, conseguimos dar maior valor a ficha de atendimento ambulatorial. Essa ficha deve ser preenchida com atenção e de maneira correta, essa é a melhor forma de termos verba para ações de saúde dentro do nosso munícipio, por exemplo.

Portanto, não é apenas mais uma ficha sem importância, você pode sim gerar mudanças no sistema e na verba recebida para saúde. O Brasil tem avançado bastante com todas essa tecnologias, o SUS, mesmo com todos os déficits midiáticos apresenta bons resultados em diversas questões.

O sistema que integra o SUS é bem utilizado, e de fato desde sua implementação trouxe uma melhor organização, e até mesmo economia dentro da saúde brasileira. Com sistemas como o SIA SUS há ainda a elaboração de estratégias para saúde, já que consegue mapear o que cada munícipio precisa, como já foi mencionado por aqui.

E se você gostou de conhecer mais sobre esse sistema continue em nosso site para conferir mais informações.