CadWeb SUS

O Cartão online do SUS representa um avanço e maior acessibilidade da população aos projetos e programas do governo federal. O cartão, como era conhecido, servia somente de identificação como um documento civil, por exemplo, o RG ou CPF. Entretanto, o governo disponibilizou uma nova ferramenta, o CadWeb para aumentar e melhorar o acesso a programas de saúde desenvolvidos. E esta melhoria facilita tanto para o paciente como para os profissionais de saúde que tem acesso a dados e registros importantes de históricos médicos. Neste artigo, te apresentarei como funciona esse programa que veio para agilizar e, ao mesmo tempo, simplificar a vida de todos.

Cartão sus online pela internet
CadWeb SUS – Cartão Nacional de Saúde pela internet

O que é o Cadweb SUS?

É um modelo de sistema utilizado por prestadores de serviços, cujas agencias são cadastradas no SUS (Sistema Único de Saúde) e, através dele, obter todas as informações importantes sobre o histórico de um paciente. É de certa forma, um banco de dados onde se é registrado desde as características e problemas de saúde de uma pessoa, como também informações sobre consultas, internações e demais dados que visam a agilizar o processo.

Como funciona o CadWeb SUS?

O sistema é simples, tanto para se fazer o cadastro como para ser consultado para a realização de pesquisas e/ou inserção ou alteração de dados. Para fazer o seu pré-cadastro você deverá consultar o site “Portal de Saúde do Cidadão”. A seguir, veja como é realizado o acesso CADWEB por profissionais de saúde.

No alto da tela direita da pagina há um menu escrito “acessar cadsus web”, ou seja, a área restrita do sistema. Para se fazer qualquer ação, o operador deverá ter o CNS (Cartão Nacional de Saúde).

Ao fazer o login e informar a senha de acesso, alem de consultar um determinado dado é possível cadastrar outros funcionários para que sejam operadores do sistema. Se for preciso e desejável também poderá fazer o desligamento do operador para que o mesmo passe a ser considerado inativo.

É possível emitir a 2ª via do cartão?

Sim, é um procedimento simples como um usuário realiza em diversos serviços na internet. Como você já possui um cadastro no CNS (Cartão Nacional de Saúde) é só pesquisar o numero do seu cartão no Portal e ao ser redirecionado a área restrita do sistema, o mesmo irá gerar uma nova imagem do seu cartão para que possa fazer a impressão.

E, outro detalhe muito importante é que, como o sistema e o próprio SUS atuam em todo o território nacional, o acesso aos dados do CadWeb são facilitados em qualquer região do país que você esteja e assim agilizando o seu atendimento.

Essa medida é muito importante, pois o uso de mecanismos da internet com a possibilidade de solicitação e agendamento de serviços provoca um desafogamento dos serviços presenciais, onde o grande número de pessoas a serem atendidas acabava por dificultar a realização de bons serviços

Como criar e alterar a senha do CadSus WEB?

Dentro do Portal de Saúde você deverá acessar a área restrita e inserir os dados básicos de identificação para que o sistema lhe encaminhe um email com as instruções para se fazer o cadastro da senha para obter o Cartão SUS.

Agora, se você já possui o seu cadastro, mas deseja trocar a sua senha, dentro da área restrita existe um campo especifico onde se poderá fazer à troca desejada. Para saber mais é só acessar o site do Portal (https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/).  Mas antes de conhecê-lo deixe a sua curtida abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votes, average: 4.86 out of 5)
Loading...