Cartão Sus Online – Cartão do sus pela internet

Cartão SUS Online – Até pouco tempo atrás, para se fazer o pedido de um cartão do SUS você precisava ir a um posto de saúde ou então na Secretaria de Saúde do seu município para fazer a solicitação. Mas agora você não precisa mais fazer o pedido desta forma e sim por um método bem melhor, simples e eficaz: através da internet. Trata-se do serviço conhecido como Cartão SUS Online, nele você consegue consultar todas as informações do seu SUS diretamente pela internet.

Cartão Digital do SUS
Cartão Digital do SUS

Para que serve o Cartão do SUS Online?

Com ele você poderá ser atendido em qualquer unidade. O cartão SUS também é necessário para se fazer consultas, exames e pegar remédios gratuitamente no SUS. Dessa forma, não se deve mais perder o seu tempo e pedir agora mesmo, pela internet, o seu cartão. Veja como é simples.

Hoje, para ser atendido em qualquer unidade do SUS (Sistema Único de Saúde) é necessário apresentar a sua “carteirinha”. Mesmo que você tenha algum plano de saúde particular, é recomendável e, ao mesmo tempo, uma medida de precaução (nunca se sabe) pedir o seu cartão.

Cartão do SUS pela internet

Em primeiro lugar, deverá acessar o site “Portal de Saúde do Cidadão” – também chamado de Sistema CadWeb SUS – e rolar um pouco a pagina até encontrar um quadro (que fica abaixo da imagem do cartão) que tem como titulo a frase “Acessos públicos”.

Clique na terceira opção “Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS”, para adiantar o seu processo para a solicitação do cartão. Assim que acabou de escolher essa opção você deverá acrescentar as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, o nome da mãe, cidade natal, numero do CPF e depois clicar em “Criando o seu cadastro”. Logo após o sistema vai gerar um protocolo do seu pedido, o qual terá uma validade de 90 dias.

Documentos necessários para o Cartão SUS Online

Imprima o Cartão e o leve até uma unidade de saúde juntamente com o seu RG e CPF para que assim possa receber o seu cartão do SUS. Você pode fazer seu pedido abaixo

Outro detalhe é que, assim como o pedido do cartão presencialmente nas unidades sempre foi gratuito este mesmo fator permanece se você preferir fazer a solicitação pela internet. E, como o prazo do protocolo emitido é valido somente por 90 dias, se você esquecer o prazo e deixa-lo vencer precisará fazer todo o processo novamente.

Agora é importante observar um detalhe. Se precisar de alguma orientação e esclarecimento de duvida, é só entrar em contato com o “Portal de Saúde do Cidadão” que disponibiliza os emails de suporte. Evite utilizar as caixas de comentários do site e inserir os seus dados pessoais de documentação, pois se alguma pessoa mal-intencionada acessar o portal poderá verificar os seus dados. O melhor é: se precisar fornecer algum dado pessoal faça através de e-mail ou qualquer outro meio disponibilizado pelo site, onde conversará diretamente com alguma pessoa responsável.

Bom, essa medida adotada de se fazer a solicitação do cartão do SUS pela internet é uma excelente ideia que facilita a vida dos usuários e evita o aglomerado de pessoas nas unidades dificultando a realização das atividades. No caso de extravio do documento, você também pode solicitar segunda via do cartão pelo site acima. Acesse o portal e tenha sempre muito boa saúde!

31 votes, average: 3.97 out of 531 votes, average: 3.97 out of 531 votes, average: 3.97 out of 531 votes, average: 3.97 out of 531 votes, average: 3.97 out of 5 (31 votes, average: 3.97 out of 5, rated)
Loading...