CND INSS

A CND INSS serve para comprovar que o cidadão estar em dia com a lei e os pagamentos destinado ao INSS, essa certidão também mostra todas as dividas ativas do contribuinte. Quem fornece os dados e os serviços da CND INSS é a Receita Federal do Brasil, que emite de maneira automática essa certidão negativada que mostra todo o histórico do contribuinte.

A CND INSS (Certidão Negativa de Debito do Instituto Nacional do Seguro Social) é um documento que serve para comprovador que o empregado e o empregador estar com a sua situação regular junto a previdência social.

Para solicitar e emitir a sua CND (Certidão Negativa INSS) é muito fácil, rápido e simples, você deve conter apenas um número do seu CNPJ ou número do seu cadastro especifico do INSS.

CND INSS
CND INSS

Se você já emitiu alguma vez a sua CND INSS mais perdeu, não se preocupe é possível emitir a segunda via do seu documento, através do link a seguir é possível ser ter a segunda via pelo portal da Receita Federal.

Para que serve a CND INSS?

Numa melhor definição, CND INSS significa Certidão Negativa de Débitos do INSS. é um certificado usado pela a previdência social para que pessoas jurídicas ou físicas possam comprovar a plena regularidade de suas contribuições previdenciárias, incluindo também todas as dividas ativas. A CND INSS é uma certidão Negativa do INSS, é um processo por qual a pessoa tem que passar durante a requisição de indenização e aposentadoria do INSS.

Esse documento pode ser solicitado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. A emissão da certidão negativa pode ser feita diretamente pela internet.

A certidão negativa do INSS, mais conhecida como CND INSS é expedida no ato da impressão, isso é claro se não houve nenhuma restrição ou pendencia. Esse documento pode ser emitido e guardado com o proprietário da empresa, caso seja solicitado você já tem em seus cuidados a sua CND, mais caso seja preciso emitir uma segunda via através do site da Receita Federal você consegue emitir a segunda via sem burocracia, de maneira rápida, simples e bem fácil.

Como emitir a CND INSS

A validade da via de da CND INSS impressa pela internet é de 180 dias (6 meses) a partir da data que foi emitida. Após esse prazo, é necessário emitir uma nova via.

Para emitir a CND INSS para Pessoa Física, basta seguir os passos indicados abaixo:

Emissão CND INSS por CPF
Emissão CND INSS por CPF – Pessoa Física
  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Preencha o CPF;
  3. Preencha a imagem do código de verificação;
  4. Clique em Consultar;
  5. Consulte a guia de pagamento. Para imprimir, clique em “Imprimir” no final da página.

Para emitir a CND INSS para Pessoa Jurídica, basta seguir os passos indicados abaixo:

Emissão CND INSS por CNPJ
Emissão CND INSS por CNPJ – Pessoa Jurídica
  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ da empresa;
  3. Preencha a imagem do código de verificação;
  4. Clique em Consultar;
  5. Consulte a guia de pagamento. Para imprimir, clique em “Imprimir” no final da página.

Como emitir Segunda Via CND INSS

Caso queira emitir uma segunda via de certidão negativa, é possível emitir esse documento através do Portal DATAPREV, da Previdência Social. A emissão do documento é feita no ato, basta seguir os passos indicados abaixo:

Segunda VIA CND INSS Dataprev
Segunda VIA CND INSS Dataprev
  1. Acesse o portal do Dataprev;
  2. Selecione a opção de CNPJ ou CEI (Cadastro Específico do INSS);
  3. Clique em Consultar

Quer se aposentar? Confira como funciona a aposentadoria especial.

Qual é a Utilidade da CND INSS?

cnd inss para que serveEm casos, o Governo pode solicitar tais certidões negativas e você pode precisa apresentá-las, a tecnologia hoje surgiu para ajudar em todos os aspectos tecnológicos, principalmente quanto envolve as burocracias, a certidão negativa de débitos pode ser emitida no site da previdência social sem dificuldade alguma, de maneira rápida e fácil. Isso evita enfrentar atrasos e filas para usufruir dos serviços e facilidades da previdência social.

Quando houve pendencias que dificulte a emissão da CND o contribuinte deverá comparecer a agencia do INSS mais próxima e regularizar a situação, depois dos acertos com o INSS, o contribuinte poderá emitir a segunda via da sua certidão pela a internet. Caso o contribuinte não possa comparecer a agencia do INSS você deve fazer uma procuração e nomear um procurado para realizar o requerimento em seu lugar.

A CND INSS é um documento que mostra todo o seu histórico perante ao INSS, sendo assim se em algum negócio ou transação financeira for solicitado a sua certidão de negativação você pode emiti-la facilimamente no site da Previdência Social.