CNIS – O que é, Cadastro, Como Tirar, Consulta, Extrato

O CNIS é um documento extremamente importante na hora de requerer a aposentadoria, a sigla CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais, esse cadastro é administrado pelo o INSS, onde contém todas as suas informações cadastrais.

CNIS Cadastro Extrato
CNIS Cadastro Extrato

O que é CNIS?

Todos os cidadãos que, sejam empregados individuais ou empregados que forneçam vínculo empregatício, estão cadastrados neste banco de dados. O objetivo do Cadastro Nacional de Informações Sociais era criar uma base de dados totalmente integrada, por conta disso em 1989 o Governo Federal criou o CNT, Cadastro Nacional do Trabalhador.

Que na época era como ser fosse um consorcio administrado pela o ministério e assistência da previdência social e a Caixa Econômica Federal, onde a partir de 1999 passou a ser chamado de CNIS.

Como fazer a inscrição

O Cadastro Nacional de Informações Sociais pode ser consultado online, e você pode acessar quantas vezes quiser, pois o cadastro é atualizado com frequência de acordo com as atualizações cadastrais do cidadão, primeiramente o acesso ao cadastro deve ser feito em qualquer agência da Previdência Social da sua região, você pode conseguir a liberação desse acesso em qualquer agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, pois são instituições bancarias parceiras do programa.

Através do CNIS o trabalhador pode conferir se as empresas que ele trabalhou durante toda a vida efetuaram o recolhimento das contribuições de maneira correta, é possível obter informações do seu FGTS, seguro desemprego e demais benefícios sociais vinculados a você.

Como Consultar?

Após a liberação do acesso o CNIS pode ser consultado através do site da própria Previdência Social através do www.previdencia.gov.br.

Como Consultar o CNIS
Como Consultar o CNIS

VEJA TAMBÉM:

Extrato

É possível consultar o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais de maneira gratuita e totalmente online, de modo que você não precise se deslocar a qualquer unidade de atendimento da Previdência Social. Confira o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente será necessário que você acesse o endereço eletrônico através do servicos.inss.gov.br;
  • Em seguida clique na opção “Extrato CNIS”;
  • Logo em seguida o portal abrirá uma nova página que vai aparecer escrito “Essa página precisa de autenticação”, ser for o seu primeiro acesso será necessário efetuar um cadastro rápido, se não for a primeira vez que você está acessando o portal basta clicar na opção fazer Login;
  • Sendo assim, ao entrar com Login e senha, você vai precisar informar o número do seu CPF, data de nascimento, estado de nascimento, nome completo do beneficiário e o nome completo da sua mão.
  • Após preencher todo o formulário o sistema automaticamente dará um número de acesso;
  • Será necessário informar através da central de atendimento 135 o número de acesso para validar a sua solicitação online, o atendimento é de segunda a sexta feira de 07h as 22h.
Extrato CNIS
Extrato CNIS

Esse procedimento foi adotado a fim de prevenir fraudes, sendo assim, antes de validar a solicitação é necessário ligar e fazer uma nova confirmação de dados, isso traz mais segurança no procedimento, garantindo que o mesmo está sendo solicitado e realizado pelo o próprio usuário do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais.