O Corona vírus é um vírus extremamente contagioso, em alguns grupos, os sintomas são leves e quase imperceptíveis, porém, para idosos e grupos de risco pode resultar em óbito. Para controlar a ação do vírus e as pessoas contaminadas, diversos países começaram a fazer o isolamento social e no Brasil não foi diferente. As pessoas são orientadas a sair somente para serviços extremamente necessários. Como consequência, diversos campos de trabalho estão fechados e isso prejudica ainda mais aqueles que não possuem contrato de trabalho e foi pensando nisso que o CoronaVoucher foi criado.
Em resumo, o CoronaVoucher é uma medida tida como emergencial, onde o governo vai auxiliar trabalhadores informais por até três meses, até que a crise do vírus passe e a vida de todas volte ao normal.
O valor de tal voucher é de R$ 600, podendo ser solicitado por até duas pessoas da mesma família. No caso de mães solteiras que sustentam a casa, o valor será duplicado.
Esse é uma das dúvidas mais comuns em relação ao voucher. Segundo o Governo Federal, estão aptos para receber:
- Os trabalhadores informais, Microempreendedores (MEI), autônomos ou pessoas que não possuem carteira assinada;
- Todos os solicitantes devem ser maiores de 18 anos;
- Os solicitantes não podem receber auxílio previdenciário no momento, como seguro desemprego ou auxílio maternidade, por exemplo;
- Não podem receber auxílio assistencial (exceto Bolsa Família);
- O ganho mensal entre todos os membros da família é de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa;
- Não ter rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano de 2018.
O primeiro passo para receber o Corona Voucher é fazer o cadastro no aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal, lembrando que aqueles que possuem CadÚnido tem o cadastro automático e não precisam se preocupar com esse detalhe.
Para quem vai precisar fazer o cadastro o processo é simples, o aplicativo ‘’Caixa Auxílio Emergencial’’ está disponível para IOS e Android.
Com o aplicativo instalado, deve-se:
- Entrar em ‘’Realizar sua inscrição’’;
- Preencha seus dados pessoais, como CPF e nome completo;
- O sistema pode fazer algumas perguntas em relação a sua família.
Depois desses passos seu pedido entra em análise, como no momento o número de pedidos é alto, não tem como prever quando você terá uma resposta, mas ela aparecerá no próprio aplicativo a qualquer momento.
Além disso, para melhor organizar, existe um cronograma para o recebimento do Corona Voucher, o pagamento já começou a ser realizado e é de acordo com o cadastro e também mês de nascimento.
De acordo com o cronograma, os beneficiários do Bolsa Família será os últimos a receber o Corona Voucher.
O Governo Federal disponibilizou contas digitais gratuitas para aqueles que não tinham conta em seu próprio CPF, porém, quem tem conta na Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e outros bancos, precisa digitar no aplicativo tal conta para receber.