Guias

Como conseguir medicamentos gratuitos pelo SUS?

Diferente de muitos sistemas de saúde espalhado no mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma diversidade de medicamentos gratuitos. Mas não só medicamentos, os brasileiros cadastrados no SUS podem ter acesso aferição da pressão arterial e até mesmo transplante de órgãos. Então, quer saber como conseguir medicamentos gratuitos pelo SUS? Leia o artigo abaixo!

Tipos de Medicamentos Oferecido pelo SUS e Como Solicitar

O Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente três tipos de medicamentos: básico, especializado e estratégico. Cada categoria é destinada ao tratamento de um grupo de doenças.

  • Componente Básico: esse tipo de medicamento é usado para tratamento de doenças mais comuns, como colesterol alto, diabetes e hipertensão.

Para solicitar esse tipo de remédio pelo Sistema Único de Saúde, o usuário deve apresentar uma receita médica válida em conjunto com um documento de identidade, como RG e carteira de trabalho. Algumas secretarias de saúde podem solicitar outros documentos.

  • Componente especializado: esse grupo de medicamento é indicado para o tratamento de doenças consideradas complexas. Ou também doenças cujo o tratamento não foi eficaz ou suficiente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Esse medicamento especializado é dispensado de farmácias estaduais. Para solicitar, é preciso alguns exames que comprovam a existência da doença.

  • Componente estratégico: esses medicamentos são considerados táticos. Essa categoria é destinada ao tratamento de endemias como hanseníase, tuberculose, malária e esquistossomose.

Esses remédios não são dispensados simplesmente, mas são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Para tanto, é preciso que se dirija até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Medicamentos para o tratamento de câncer não é enquadrado em nenhuma destas três categorias. Portanto, não é oferecido por nenhuma farmácia. Na ocasião, o paciente é direcionado para Única Básica de Saúde para realizar o tratamento do câncer pelo SUS e nesses centros de alta complexidade possui o tratamento necessário.

Como se cadastrar no SUS

Muitas pessoas ainda tem dúvida sobre como realizar o cadastramento no SUS. O cadastro para recebimento do cartão do SUS deve ser realizado num posto de atendimento credenciado, como Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família. Na ocasião, o cidadão deve portar alguns documentos essenciais para o cadastro, como documento de identificação (passaporte, carteira de trabalho, CNH ou RG), comprovante de residência (fatura de cartão de crédito, água, gás, energia elétrica ou telefone), certidão de nascimento e CPF.

Para encontrar uma farmácia ou drogaria participante do programa ‘Farmácia Popular’, o interessado deve conferir de existe, na frente do estabelecimento, o banner oficial do programa. Outra forma de conferir a existência do programa, é acessando o site do Farmácia Popular no Ministério da Saúde. Lá, eles listam todos os estabelecimentos credenciados em todos os estados brasileiros.

Medicamentos com descontos

Os medicamentos que não são oferecidos gratuitamente pelo SUS podem ser encontrados com descontos de até 90% pelo Farmácia Popular. Trata-se de um programa criado pelo Governo Federal com objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso aos medicamentos que são considerados essenciais.