Políticas

Você sabia? SUS oferece tratamento gratuito para Tabagismo

Os efeitos do tabagismo a saúde são conhecidos como um dos mais perigosos de todos. O consumo do tabaco está na maioria das vezes por detrás dos casos de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.

Devido a esse impacto negativo na saúde dos cidadãos, o tabagismo é um dos fenômenos que não sai do radar do Ministério da Saúde brasileiro.

Segundo estudos conduzidos, foi notado que em todo o planeta, cerca de 6 milhões de pessoas vão a óbito todo ano por conta de doenças que são provocadas causadas pelo tabaco.

A nível do território nacional, Porto alegre é o segundo estado com um nível crítico de pessoas que ingerem o tabaco segundo as estatísticas divulgadas pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/Ministério da Saúde).

Essa pesquisa apontou que Porto Alegre conta com 18,6% da população maior de idade composta por fumantes.

Nessa lista, Curitiba é que apresenta o maior índice de pessoas fumantes, com 14% da população sendo consumadora do tabaco.

Para poder reduzir essas estatísticas aqui no Brasil, o Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) está oferecido o tratamento gratuito de tabagismo no dia 31 de maio para todos que querem parar de fumar.

Essa e outras iniciativas de combate ao tabagismo, fazem parte do objetivo do Ministério da Saúde que é de prevenir/evitar a morte por doença coronariana em até 45%.

O Ministério ainda alveja a redução em 85% da morte por doenças respiratórias crônicas, 30% das mortes por câncer e 25% das mortes por doença cerebrovascular.

Os esforços no sentido de reduzir os efeitos do tabagismo na população, não é somente do Ministério da Educação. Sendo que a Organização Mundial da Saúde também vem implementando ações que pretendem justamente enfatizar essa relação entre a ingestão do tabaco e as doenças cardiovasculares, de modo que os fumantes tenham consciência do quão perigoso é esse hábito.

Os benefícios conseguidos por quem decide parar de fumar aderindo ao tratamento gratuito SUS contra o tabagismo, também são bem divulgados para cativar quem ainda não decidiu parar de fumar.

Quais são os benefícios de parar com o Tabagismo

Devido ao grande impacto que o tabaco tem em nosso organismo quando ingerido, a paragem dos fumantes com esse hábito gera resultados bem radicais em pouquíssimo tempo.

Sendo que só por não ingerir a substância por 20 minutos, você já consegue ter a sua pressão arterial e frequência do pulso na normalidade.

Nesse pequeno espaço de tempo também se nota uma normalização na temperatura das mãos e dos pés, o que no final acaba contribuindo para uma saúde fortalecida.

Confira já abaixo outros benefícios que podem ser obtidos quando o habito de fumar é travado, dependendo do espaço de tempo da paragem:

  • 24 horas sem tabaco: ocorre uma diminuição bem significante na possibilidade de se ter um acidente cardíaco devido ao fumo;
  • 48 horas sem tabaco: há um aumento na capacidade dos sentidos (olfato e paladar);
  • 1 a 8 meses sem tabaco: há uma redução/extinção dos sintomas comuns em fumantes (tosse, fadiga, congestão dos seios da face, etc.)
Avalie o artigo