Notícias

Aumento número de câncer em estágio avançado no SUS

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que houve aumento no número de casos de câncer em estágio avançado no momento em que são diagnosticados. A auditoria faz parte do procedimento que fiscaliza a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer. Quer se informar um pouco mais? Leia o artigo abaixo!

Auditória do TCU

Os dados coletados pelo Tribunal de Contas da União revelam que 44% dos casos de câncer de mama que chegaram ao Sistema Único de Saúde em 2017 já estavam em estágio 3 ou 4, considerado os mais avançados. O número é ainda maior em caso de câncer da tireoide: foram 80%.

Se por um lado o número de câncer em estágio avançado cresce, a identificação precoce nos estágios iniciais deu queda.

Os auditores do TCU atribuem o aumento considerável de mortes causadas por câncer ao aumento do diagnóstico em estágio avançado. Outro fator relevante é lentidão para confirmação da doença no SUS. Os dados do TCU mostram que o tempo médio para que uma mulher faça a mamografia, após a solicitação médica, é de 63 dias. O resultado do exame leva em média 21 dias para conclusão.

Panorama do Câncer no Brasil

De acordo com o Datasus, administrado pelo Ministério da Saúde, em 2017, aproximadamente 17 mil brasileiras faleceram em decorrência do câncer de mama, considerado o mais letal entre as mulheres.

Em 2018, uma terço dos cânceres diagnosticada em mulheres era de mama. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram detectados 59,7 mil novos casos.

Lei dos 60 dias tem ajudado acelerar tratamento

Criada há seis anos, a lei 12.732/2012, mais conhecida como ‘Lei dos 60 dias’, é um instrumento que tem se mostrado de grande valia para o tratamento de câncer pela rede pública de saúde.

A legislação garante que o paciente com câncer tem direito a passar pelo primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde no período de até 60 dias contados a partir do dia da confirmação do laudo patológico ou em período menor.

A ‘Lei dos 60 dias’ também prevê condenação administrativa aos gestores de saúde caso tenha transgredido o período estipulado.

Como Identificar Indícios de Câncer

Para evitar o diagnóstico tardio do câncer, é necessário ficar atento aos possíveis sinais e sintomas que essa enfermidade pode causar no corpo. Ao perceber qualquer um dessas manifestações, é recomendável ir imediatamente ao médico para o diagnóstico preciso do problema.

  1. Emagrecimento repentino sem dieta ou prática de exercícios físicos
  2. Dor persistente que não passa com repouso
  3. Febre que aparece e desaparece sem necessidade de medicamentos
  4. Modificações nas fezes
  5. Cansaço extremo ao fazer pequenas tarefas
  6. Cicatrização lenta de feridas
  7. Caroços e inchaço das ínguas
  8. Sangue nas fezes, urina ou mamilo
  9. Tosse e rouquidão por mais de 3 semanas
  10. Engasgado com frequência

Após o diagnóstico do câncer, o profissional médico avaliará a melhor forma de tratamento. Existem diversas formas de solucionar essa enfermidade, como radioterapia, quimioterapia, fosfoetanolamina, hormonoterapia e cirurgia.

Avalie o artigo